A partir dos resultados iremos, posteriormente, analisar e comentar o inquérito.
Etapa 1: Planeamento e desenho do inquérito
- Definir os objectivos do inquérito: noções de ecologia e medidas ecológicas que os alunos gostariam de ver implementadas na escola.
- Planificar o calendário: Pretende-se fazer o inquérito às pessoas no 1º Período.
- Definir a população: O inquérito destina-se aos alunos da nossa escola.
- Estimar a dimensão da amostra requerida (número de inquiridos): estima-se que o inquérito seja feito a (número) turmas.
- Seleccionar um método para a recolha dos dados: os dados serão recolhidos em papel.
- Determinar como serão utilizados os resultados: os resultados serão analisados pelo grupo e em seguida irão ser apresentados em forma de dados estatísticos (gráficos).
- Conceber as questões.
- Desenhar o questionário.
- Pré-teste do questionário.
Etapa 2: Recolha dos dados, acesso e preparação dos dados (elaboração de tabelas e gráficos).
Etapa 3: Análise dos dados (comentários aos resultados).
Etapa 4: Produção do relatório e disponibilização dos resultados na página web e num folheto desdobrável acessório ao trabalho final.
_________________________________________________________
Apresentação do inquérito:
________________________________________________________
No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi realizado pelo nosso grupo um inquérito dirigido aos alunos acerca de noções básicas e comportamentos relacionados com Ecologia.
A estrutura deste inquérito é apresentada através de um conjunto de onze perguntas, de escolha múltipla e resposta aberta aleatoriamente.
No total, foram inquiridos 100 alunos da escola.
As respostas apresentam-se aqui analisadas com o respectivo gráfico, sendo esta uma análise estatística, com a finalidade de chegar a uma conclusão para a melhor progressão no nosso projecto.
________________________________________________________
Conclusões:
Com o apuramento dos resultados e a posterior análise dos gráficos podemos concluir que tendo em conta a porção de alunos inquiridos, ainda é pequena a quantidade de alunos que se debruça sobre a questão da Ecologia, nomeadamente a reciclagem.
Em contrapartida é também de ter em conta, positivamente, a percentagem de alunos que já se preocupa com os aspectos relacionados com o meio ambiente. Relativamente aos aspectos ecológicos é de salientar que estes alunos parecem tentar ajudar o meio ambiente mostrando interesse em participar em projectos ecológicos.
Com a análise dos inquéritos o nosso grupo concluiu que é importante desempenhar acções de sensibilização para a população escolar, quer a nível de actividades, quer a nível informativo, de forma a incutir nos alunos hábitos mais ecológicos.