segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Água da chuva

Estamos na época do ano em que mais tem chovido.
Normalmente a chuva incomoda-nos por nos molhar quando nos deslocamos mesmo utilizando o chapéu-de-chuva. Mas já pensou que grande parte da água que vemos cair pode ser aproveitada?

Mudar de atitude é consigo :)

Adopte um recipiente grande e alto para recolher a água da chuva, por exemplo, para regar as suas plantas ou lavar o carro. Desta forma está a evitar gastar a água tratada que podemos beber, que é, a cada dia que passa, mais escassa e exige tratamentos muito dispendiosos. Em várias tarefas domésticas não é necessário desperdiçar a água com qualidade. Desta forma, para além de poupar a água em boas condições para o consumo humano, ainda está a poupar alguns euros na factura mensal da água.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Secar roupa no Inverno

Com a chegada do Inverno enfrentamos um dilema: Secar roupa.

Como os dias têm menos horas de sol, chove muitas vezes e até a temperatura é mais baixa, secar a roupa no estendal é uma tarefa mais complicada do que noutra estação do ano. Mesmo assim tente ao máximo aproveitar os dias de sol ou mais quentes para secar a roupa no estendal ou pelo menos na varanda. Mas se não conseguir abdicar da máquina de secar roupa, pelo menos, faça-o da melhor forma.
Mudar de atitude é consigo :)

Se vai secar a roupa na máquina, centrifugue-a o melhor possível. A rotação mínima para obter resultados satisfatórios, deve ser de 750 rpm. Assim gasta muito menos energia ao secá-la, pois a secagem pela centrifugação é 70 vezes mais económica que a da máquina de secar. Para além de poupar muita electricidade, não se esqueça que a sua carteira vai ficar mais contente e o Planeta ainda lhe agradece pois haverão menos emissões de gases poluentes originários da produção eléctrica.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Aquecimento eficiente, mas muito caro

Com o Inverno a sua casa fica mais fria, e, por isso, recorre aos aquecimentos. Entre eles, está o termoventilador. Este electrodoméstico é óptimo no que toca à rapidez. Por exemplo, é eficaz na casa-de-banho e no quarto, quando as divisões não estão aquecidas. No entanto, o termoventilador é inimigo do orçamento familiar.

Mudar de atitude é consigo :)

Uma vez que o termoventilador tem consumos de energia bastante elevados e, além disso, faz muito ruído, este aparelho deve ser substituído, por exemplo, por um aquecedor a óleo nas divisões maiores e para períodos de funcionamento mais longos. Para ter uma ideia, um termoventilador usado durante longos períodos emite cerca de 370 kg de CO2 equivalente, o que corresponde a uma lâmpada de 60 watts ligada continuadamente, durante 2 anos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Embalagens de Sumo

Os sumos são uma das bebidas que vão estar sempre presentes na mesa de qualquer pessoa.
Mas será que comprar várias embalagens de sumo é a atitude mais correcta?

Mudar de atitude é consigo :)

Faça sumos naturais com frutas e legumes da época e de produção agrícola da região. Se fizer uma limonada e lhe adicionar umas folhas de hortelã, obterá um delicioso refresco!
Desta forma está a evitar a produção de resíduos de embalagens. Além disso, obterá um sumo cheio de vitaminas e muito saudável, sendo, também, uma excelente ideia para as nossas crianças, que torcem o nariz para frutas e legumes.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Sacos de Compras

Quando vai às compras, leva sacos reutilizáveis para as transportar? Ou pertence aquele perfil de quem vem carregado de sacos que, passado pouco tempo, vão para o “lixo”?
Com um pouco mais de atenção pode escolher a melhor opção!

Mudar de atitude é consigo :)

Pense na quantidade de resíduos que produzimos, muitos deles desnecessariamente, e na quantidade de matérias-primas que utilizamos. Lembre-se, também, da necessidade de contribuir para a preservação e gestão sustentável dos recursos naturais, assim como para o equilíbrio dos ecossistemas do nosso planeta.
“Resíduos evitados são recursos poupados”. Faça um pequeno gesto pelo planeta. Ele agradece e nós também.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Compostagem

Muitas vezes, desperdiçamos no nosso dia-a-dia, quase sem dar por isso, recursos que podem ser utilizados como matéria-prima como, por exemplo, resíduos biodegradáveis (restos de comida, cascas de frutas, etc.)!
Tem um espaço adequado para guardar esses restos e dar-lhes um destino mais nobre? Então faça compostagem desses resíduos e utilize o composto na sua quinta, no seu jardim ou em espaços comunitários das habitações!


Mudar de atitude é consigo :)

Pense na quantidade de resíduos que produzimos e no seu impacte na deposição; os resíduos biodegradáveis podem ter outro destino e contribuir para o equilíbrio dos solos como fertilizantes ou correctivo. Faça do nosso planeta um jardim!

Resíduos evitados são recursos poupados”. Faça um pequeno gesto pelo planeta. Ele agradece e nós também.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Regular a temperatura do frigorífico

Quando estamos no Inverno podemos reduzir o regulador do frigorífico para o mínimo, sem correr o risco de perder a capacidade de arrefecimento.
Também se obtêm outras vantagens, porque evitamos, assim, estragar alguns alimentos, como é o caso dos vegetais, os quais podem congelar, caso a temperatura do frigorífico seja demasiado baixa.

Mudar de atitude é consigo :)

No Verão deve ajustar este regulador para temperaturas um pouco mais reduzidas. Vá controlando pois, desta forma, manterá a qualidade dos alimentos, poupará energia e ajudará o ambiente.
Cada grau a menos do que é recomendado para a conservação de alimentos, que se situa entre 1 e 4 Graus Centígrados, representa um acréscimo de cerca de 5% no consumo energético, o que significa mais cerca de 10 quilos de CO2 equivalente por grau, mesmo para um frigorífico de Classe A, o que corresponde a um percurso de cerca de 60 quilómetros num automóvel a gasolina.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Sabe o que não deve colocar no vidrão?

Sabemos que o vidro é colocado no contentor verde, apesar de existirem alguns vidros que não são susceptíveis de ser reciclados como, por exemplo, os espelhos e os cristais.
A produção de vidro a partir de outro já existente consome menor quantidade de energia e menores recursos.

Mudar de atitude é consigo :)

No contentor verde não coloque espelhos, cristais, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, acrílicos, vidros de automóveis, de janelas e frascos de medicamentos, pois estes têm características diferentes do vidro que é reciclado em Portugal.
Reciclar o vidro contribui para reduzir anualmente as emissões em cerca de 150 quilos de CO2 equivalente, por agregado familiar, o que corresponde às emissões de 320 cafés expresso ou a duas viagens de avião de ida e volta, entre Lisboa e Faro.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Eco-Ideias - Minimizar Resíduos

Sabia que minimizar os problemas originados pelo lixo doméstico depende em grande parte de nós?
Como consumidor responsável deve escolher os produtos que não criem resíduos em excesso ou aqueles que são recicláveis.

Mudar de atitude é consigo :)

Separe todos os seus resíduos em casa. Esta sua pequena acção é muito importante para facilitar o tratamento posterior dos materiais. Reciclar consiste em colocar todos os materiais recicláveis nos respectivos ecopontos para que, depois de um tratamento adequado, possam incorporar-se de novo no processo. Deste modo, consegue-se não só evitar a deterioração do meio-ambiente, como uma poupança significativa de matérias-primas e energia. Não se esqueça que a chave para abordar de forma sistemática o lixo em sua casa são os famosos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

sábado, 8 de janeiro de 2011

De volta ao trabalho

Caros seguidores e visitantes :)
É com muito gosto e vontade que estamos de volta ao nosso blog com este novo início do segundo período escolar!
Já actualizámos todas as secções do nosso blog e podem agora contar com muito mais informação à vossa disposição e também com uma nova secção "Animações" na qual podem passar um bom tempo evoluindo também o vosso lado ecológico.
Em breve actualizaremos também o facebook como antes prometemos e iremos publicar mais novidades na secção principal do nosso blog em que vos contaremos como está a evoluir o nosso projecto e que planos temos para o futuro.
Obrigado mais uma vez por fazerem parte do nosso crescente número de visitas.
Comprimentos dos Eco-alunos :D