segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - ECAL, sabe o que são?

Ainda há quem tenha dúvidas no que diz respeito à separação dos resíduos, antes de os colocar nos diferentes contentores do ecoponto.

Onde coloca as Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), como as do leite e sumos? Essas embalagens são compostas por papel e várias camadas de plástico e alumínio, conferindo-lhes uma estrutura protectora, não sendo necessária a adição de qualquer conservante. Ao acautelar a sua correcta deposição no contentor amarelo do ecoponto, é possível o tratamento adequado para reciclagem dos diferentes materiais destas embalagens. Ao separá-las para reciclar, reduzirá o impacto ambiental causado pela extracção de recursos naturais, a necessidade de gastos de energia inerentes aos processos extractivos e produtivos e contribuirá para a redução das emissões dos gases poluentes causadores das alterações climáticas.

Mudar de atitude é consigo :)

Coloque as ECAL no contentor amarelo do ecoponto e não no azul. Em caso de dúvida, consulte nas embalagens o símbolo informativo de reciclagem. A correcta separação destas embalagens, permitindo a sua reciclagem, pode contribuir para uma diminuição anual de emissões de 0,18TCO2e* por ano, por agregado familiar, o que é o equivalente às emissões associadas a 390 cafés expresso ou a 1240 torradas.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - LCD ou Plasma

Certamente já pensou em substituir a sua televisão. Actualmente, a maior fatia de oferta do mercado divide-se entre ecrãs de LCD e ecrãs de Plasma. Em regra, os Plasmas consomem bastante mais electricidade que os LCD’s. No entanto, estes equipamentos não apresentam a etiqueta energética, ao contrário dos frigoríficos e das máquinas de lavar roupa e louça.

Mudar de atitude é consigo :)

Deve sempre pedir o manual de instruções ou verificar, geralmente na traseira do monitor, qual é a potência equivalente ao consumo, que se situa entre os 100 e os 400W, dependendo da tecnologia utilizada: LCD ou Plasma. Obviamente deve ponderar o consumo na escolha que fizer. Para uma utilização diária de quatro horas, um ecrã de Plasma pode emitir mais 100kg CO2e*, por ano, do que um ecrã LCD, com dimensões idênticas. As emissões são equivalentes a tirar 215 cafés expresso.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Entretenimento em viagem

Se é uma pessoa que faz muitas viagens de avião ou de comboio, já deve ter tido a experiência de ver televisão ou ouvir rádio em viagem. Normalmente é necessária a utilização de auscultadores que lhe são fornecidos pela assistente de bordo no avião ou que estão disponíveis no bar do comboio. Numa próxima viagem precisará de uns novos auscultadores. Se não os tiver guardado terá de pedir outros. Já reparou no enorme desperdício que gera? Qualquer dia tem uma colecção de auscultadores “repetidos” em casa, daqueles que nunca mais utiliza!

Mudar de atitude é consigo :)

Leve os seus próprios auscultadores sempre que viaja de avião ou de comboio.Estes equipamentos electrónicos são bastante complexos. O seu fabrico exige a utilização de imensos recursos naturais que causam uma emissão de gases poluentes para atmosfera. A solução mais ecológica é evitar a produção de resíduos. Lembre-se sempre que na Prevenção é que está a Solução!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Entregar os cabides

Para quê ficar com eles em casa, se muito rapidamente vão parar ao lixo? Muitos dos cabides fornecidos pelas lavandarias são, normalmente, de arame, o que os torna bastante frágeis e a sua utilização é quase como que descartável, ou seja, utiliza-se uma ou duas vezes e depois já não servem.

Mudar de atitude é consigo :)

Entregue os cabides da lavandaria da próxima vez que lá for para serem reutilizados para outras peças de roupa. Também pode adoptar esta atitude quando vai às compras. Se for comprar vestuário, deixe os cabides na loja. Assim estará a contribuir para a poupança dos recursos utilizados no fabrico dos cabides, nomeadamente ferro e plástico. Quanto menos se tiver de produzir, menos energia e recursos materiais serão consumidos e, por isso, as consequências negativas no ambiente diminuem.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Ruído do tráfego rodoviário

Em Portugal, cerca de 20% da população é afectada com uma exposição a ruído acima dos 65 dB(A), maioritariamente devido a tráfego rodoviário. A poluição sonora ou ruído, afecta a saúde humana pois, para além da redução ou até mesmo perda de audição, ainda afecta o sistema nervoso, provocando incómodo, dificultando a capacidade de atenção, de descanso e até mesmo o sono. Pode ainda ocasionar estados crónicos de nervosismo e stress. Se conduz muito, há algo que nunca deve esquecer…

Mudar de atitude é consigo :)

Quando circular de automóvel, pratique uma condução suave sem acelerações bruscas e evite o uso da buzina. Deste modo, para além de não fazer tanto ruído, que na maioria das vezes é incomodativo, poupa combustível, dinheiro e ainda o ambiente. Como menos combustível é consumido, vão haver menores emissões dos gases de escape, que são dos principais causadores do efeito de estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Pegada Ecológica

O conceito Pegada Ecológica é relativamente recente, mas certamente já ouviu falar nele. Contudo, muitas vezes não sabemos exactamente o que significa. Este conceito refere-se à marca que cada um de nós deixa no ambiente para garantir o seu estilo de vida, ou seja, o que comemos, como nos vestimos, como nos deslocamos. Tudo isto é contabilizado para calcular aquilo que é a nossa Pegada Ecológica, isto é, o conjunto de recursos naturais necessários para manter o nosso estilo de vida. Nos países desenvolvidos, nos quais se inclui Portugal, esta pegada está, infelizmente, muito acima do desejável. A nível mundial calcula-se que estejam disponíveis cerca de 1,8hectares/pessoa e, entre nós, este valor chega aos 4,5hectares.

Mudar de atitude é consigo :)

Se quer manter a sua Pegada Ecológica dentro de valores sustentáveis utilize os transportes colectivos, opte pela agricultura de proximidade e por vegetais e fruta da época. Em 2007, em Portugal foram emitidas por pessoa 6t CO2e*, de emissões com origem fóssil, o equivalente a uma lâmpada ligada ininterruptamente durante 30 anos!

*o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Utilize sabonete em vez de gel de banho

A invenção do sabonete é atribuída aos antigos fenícios que, 600 anos antes de Cristo, usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira (uma mistura pastosa) para limpar o corpo.

Mudar de atitude é consigo :)

Use sabonete em vez de gel de banho. Um sabonete dura muito mais tempo, é mais barato e muito mais ecológico, visto que a embalagem é mais pequena e mais fina. Com esta atitude está a desviar uma quantidade considerável de recipientes de plástico do fluxo de resíduos. É imperativo prestar atenção ao que fazemos aos nossos recursos e a como vivemos neste planeta!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Passar a ferro

Saiba como pode reduzir alguns euros na factura da electricidade, só por utilizar o ferro de forma mais eficiente. Uma das tarefas domésticas com maiores gastos energéticos é passar a roupa a ferro. Geralmente passamos pequenas quantidades de cada vez, sem pensarmos que este simples acto acarreta um grande impacto ambiental. Na verdade, é difícil evitar a utilização do ferro eléctrico, mas facilmente pode minimizar o seu gasto energético.

Mudar de atitude é consigo :)

Junte a maior quantidade de peças de roupa e, assim, liga o ferro menos vezes. Seleccione a roupa que quer passar, comece pelas mais delicadas que precisam de menos calor e, no final, depois de desligar o ferro, aproveite para as roupas mais leves. Não deixe o ferro ligado sem necessidade! A sua utilização semanal por um período de quatro horas representa, no final do ano, cerca de 200 quilogramas de CO2 equivalente, o que corresponde a 4 vezes a distância entre Lisboa e Porto num automóvel recente e a gasolina. Na factura eléctrica representa uma poupança de 64€ por ano.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Fichas eléctricas

Em Portugal, o consumo médio de electricidade dos equipamentos eléctricos e electrónicos em standby, a luzinha vermelha, representam 7% da energia consumida todos os anos em cada casa. Não acha que é um gasto de energia desnecessário? Mesmo com o standby desligado, só pela ficha estar na tomada, há sempre um ligeiro gasto de electricidade, pois o circuito está activo. Ainda que pequeno, é sempre um desperdício de energia que, mais tarde, custa uns cêntimos a mais na factura de electricidade e que muito pesa na situação ambiental do Planeta.

Mudar de atitude é consigo :)

Opte por fichas eléctricas com botão de desligar a corrente para os locais mais complicados de alcançar, por exemplo atrás de móveis, ou mesmo para locais em que tenham mais do que uma ficha para ligar. Não esqueça que todo o gasto de energia vem da primeira fonte que, em geral, é a tomada da parede. Assim não desperdiça energia, mesmo que os equipamentos tenham o standby desligado, além de que esta é uma forma mais cómoda e rápida de garantir que fica tudo desligado sem desperdício de energia. A sua carteira agradece e o ambiente também!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Frutas e legumes da época

Faça escolhas saudáveis e em respeito pelo ambiente: opte por produtos biológicos. Não há nada como saborear os deliciosos alimentos da época. As frutas e legumes da época têm o sabor mais característicos e, por isso, um paladar inconfundível.

Mudar de atitude é consigo :)

Prefira frutos e legumes da época, de preferência biológicos. Assim está a evitar os alimentos cultivados em estufas que, por norma, levam adubos e substâncias tóxicas para acelerarem o crescimento e que tendem a causar a acumulação de nitratos, entre outros componentes inorgânicos prejudiciais à saúde. Além disso, o uso de pesticidas causa a contaminação das águas e dos solos e liberta vapores tóxicos para o ar, prejudicando todos os seres vivos da área envolvente e contagiando a cadeia alimentar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Resíduos

Não sabemos o que acontece ao lixo que fazemos e não nos apercebemos da importância de encaminhar os resíduos para os locais correctos assegurando que sejam reciclados ou, pelo menos, tratados. A quantidade de resíduos produzida diariamente pela sociedade é imensa e, a cada dia que passa, vamo-nos apercebendo dos recursos naturais que foram explorados para produzir todos aqueles artigos que rapidamente se tornam em desperdícios, por exemplo os plásticos envolventes de comida, as embalagens de suporte dessa mesma comida e ainda a caixa de cartão da parte de fora. Estas embalagens têm normalmente um volume significativo e por isso...


Mudar de atitude é consigo :)

Espalme as embalagens de papel e cartão bem como as de plástico, a fim de reduzir o seu volume. Isto permitirá aumentar a capacidade de armazenamento destas embalagens em casa e, assim, reduzir o número de deslocações ao Ecoponto e também, posteriormente, quando forem transportadas para a as estações de reciclagem. Reciclar é, sem dúvida, importante, pois dá um novo ciclo de vida aos materiais e ainda poupa energia, bem com os recursos que seriam necessários retirar da natureza.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias . Isolamento nas habitações

Saiba como evitar perdas de calor. Nesta estação do ano a utilização dos equipamentos ou sistemas de aquecimento é indispensável. Já é de esperar que a factura da electricidade seja maior e, por isso, faz todo o sentido acautelar as perdas de calor para evitar o desperdício de energia. É importante que a sua casa esteja bem isolada, por exemplo nas portas e janelas, para que não se dissipe tanto calor.

Mudar de atitude é consigo :)

Evite as perdas de temperatura isolando melhor a sua casa. Evitando as perdas de calor, o desperdício de energia será menor, pois não terá de ter o aquecimento ligado durante tanto tempo ou, pelo menos, não terá de programar uma temperatura tão alta para um ambiente interior confortável. Quanto menos electricidade gastar, mais dinheiro poupa e o ambiente agradece, pois não será necessária a emissão de tanta poluição proveniente da queima de combustíveis fosseis, utilizada para a produção de energia, e o efeito de estufa não é tão impulsionado.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - O que fazer aos pauzinhos das espetadas?

Não é só no Verão que os grelhados em churrasco são uma delícia! Desde o peixe aos enchidos e à carne, um cozinhado na brasa sabe sempre bem. Na altura dos churrascos não se esqueça de separar devidamente as embalagens dos alimentos. E já agora, o que fazer com os pauzinhos de madeira das espetadas? Estes não podem ir para o ecoponto! Reutilize-os!

Mudar de atitude é consigo :)

Guarde os pauzinhos das espetadas e aproveite-os por exemplo para apoiar e suportar as plantas. Para as plantas mais frágeis, pode com uma linha prender o caule nos pauzinhos das espetadas para que as suas plantas tenham um apoio para não ficarem descaídas. Por ficarem mais esticadas conseguem apanhar mais radiação solar, que é indispensável à fotossíntese e, por isso, ao seu crescimento. Desta forma estará a reduzir os resíduos que produz e o ambiente agradece!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Latas de alumínio

As latas de alumínio são das formas mais utilizadas para conservar com segurança os refrescos ou os alimentos de conserva. A produção de 1 kg de alumínio pode gerar entre 3 e 5 kg de carbono-equivalente, além de consumir muita energia o que prejudica o ambiente.

Mudar de atitude é consigo :)

Separe correctamente as embalagens e encaminhe-as para reciclagem. As latas de alumínio devem ser colocadas no ecoponto amarelo. O alumínio das latas de sumos ou de alimentos pode ser reciclado vezes sem conta, mas se por exemplo uma lata for deixada ao acaso na rua, pode levar entre 80 a 100 anos para se decompor na Natureza. Se reciclar todas as embalagens metálicas está a reduzir a necessidade de exploração dos recursos naturais que disponibilizamos no planeta, a prevenir uma boa parte de emissões de gases poluentes que comprometem a situação do aumento da temperatura média global e por isso pode-se poupar um pouco mais o ambiente, bem como dinheiro.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Reabilitação urbana

A reabilitação urbana consiste em melhorar as construções através de obras de reconstrução ou até apenas de melhoria, por exemplo arranjar o chão, as paredes e janelas com material mais recente e eficiente a nível térmico, sonoro e de transferência da luz solar. Isto tudo ao invés de construir de raiz uma nova habitação. Para quê deixar ao abandono casas já construídas e ocupar novos espaços?

Mudar de atitude é consigo :)

Opte pela reconstrução de habitações! Reabilitá-las é, muitas vezes, mais barato. Deste modo ainda está a contribuir para que menos lotes de solo sejam isolados e contaminados por materiais perigosos utilizados na construção de habitações. Através dos certificados emitidos até ao momento (cerca de 300 mil), verifica-se que quase 2/3 das habitações portuguesas apresentam um enorme potencial de reabilitação urbana, especialmente as construídas nas décadas de 70 e 80, podendo melhorar a sua eficiência energética de 25% a 50%. No concelho de Lisboa já foram emitidos 26.500 certificados, sendo a classe predominante a C (onde a letra G representa o pior desempenho e a A o melhor.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Ver TV para adormecer

Se é daquelas pessoas que precisa de ver um pouco de televisão para o ajudar a adormecer, há uma coisa muito importante a ter em conta: programar o temporizador da televisão! Programe o temporizador da sua televisão para que esta se desligue quando já tiver adormecido.

Mudar de atitude é consigo :)

Muitas vezes ligamos a TV para ajudar a adormecer. Isto é já um costume de quase todos os dias, para muitas pessoas! O pior é quando já estamos tão cansados que, num curto espaço de tempo, adormecemos e a TV fica ligada, desnecessariamente, a noite toda. As televisões consomem bastante energia eléctrica, sobretudo as mais antigas. Para evitar este enorme desperdício de energia não se esqueça de programar o temporizador para que a TV se desligue numa hora aproximada à de já ter adormecido.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novidades!

Estamos a desenvolver quatro campanhas ecológicas na nossa escola e queremos que TU participes! Dirige-te ao Centro de Recursos da ESA e dá o teu contributo numa das quatro caixas de campanha que lá se encontram.


Estas têm a seguinte finalidade:
- Recolha de tampas de plástico
- Recolha de rolhas de cortiça
- Recolha de objectos usados
- Recolha de toners, tinteiros e telemóveis


Para saberes mais sobre estas campanhas e a sua finalidade, contacta o nosso grupo ou dirige-te ao Centro de Recursos da nossa escola.



AJUDAR NÃO CUSTA! :)

Eco-Ideias - Utilizar a iluminação de forma equilibrada

A iluminação artificial constitui cerca de 19% do consumo mundial de energia eléctrica. Em nossas casas, ela representa cerca de 10% a 15% da factura de electricidade. É verdade que, geralmente, passamos mais tempo fora de casa mas, quando lá estamos, será que a sabemos utilizar da melhor forma?

Mudar de atitude é consigo :)

Aproveite ao máximo a luz do sol durante o dia e quando tiver de ligar as luzes, não as deixe ligadas quando não forem necessárias. Com pequenos gestos é possível poupar bastante electricidade, dinheiro e ainda ajudar o ambiente, pois na produção de energia são queimados combustíveis fosseis que provocam a emissão de gases com efeito de estufa que agravam a situação do aquecimento global. Se seguir esta prática pode economizar, por ano, cerca de 60 Euros na factura e evitar a emissão de 400 kg de CO2.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Hoje já desligou o seu carro?

Uma regra fácil e expedita para poupar combustível é pôr em prática a regra dos “30 segundos”. Vale a pena desligar o motor quando espera por alguém, quando o tráfego está completamente parado ou quando, numa noutra situação, se anteveja a possibilidade do automóvel estar imobilizado durante mais de 30 segundos.

Mudar de atitude é consigo :)

A quantidade de combustível que gasta com o carro em ponto morto é superior à que irá gastar com o ligar do motor de arranque para retomar a viagem. É uma pequena ideia, mas muito simples e com resultados muito satisfatórios na poupança de combustível. É especialmente indicado para deslocações em cidade onde as poupanças em emissões podem ir até 8%, igual a 6km em andamento num veículo a gasolina.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Adoptar boas práticas no local de trabalho

É muito frequente que os bons comportamentos ambientais praticados em casa não sejam transpostos para outros locais. Por exemplo, em férias ou no trabalho. Talvez porque são espaços partilhados e geridos por várias pessoas ou porque a conta da electricidade não é paga por si.

Mudar de atitude é consigo :)

Para o ambiente é indiferente o desperdício energético em casa ou fora dela, pelo que é fundamental manter os cuidados habituais: desligue as luzes das divisões que não são necessárias, desligue os computadores quando não os está a utilizar e mantenha um uso equilibrado dos aquecedores. Organize-se com os seus colegas, dê sugestões aos seus superiores de forma a que as boas práticas energéticas sejam uma realidade na sua empresa. Por exemplo, um escritório com 10 computadores em stand-by durante a noite e ao fim-de-semana e as lâmpadas sempre ligadas durante a semana de trabalho, significa um acréscimo de 420 quilos CO2 equivalente, por ano, o que corresponde às emissões geradas numa viagem de avião de ida e volta, entre Lisboa e Londres, ou por uma lâmpada de 60 Watts ligada durante 2 anos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Condução Eficiente

Seja eficiente ao colocar em marcha o seu veículo. Nas cidades, o automóvel é a principal fonte de poluição e um dos maiores responsáveis pela emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa.
Mas uma condução eficiente permite poupar, em média, 15% de combustível e de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Mudar de atitude é consigo :)

Seja eficiente ao colocar em marcha o seu veículo. Ligue o motor sem carregar no acelerador. Nos motores a gasolina, deve iniciar a marcha logo depois do arranque e nos motores diesel deve esperar uns segundos antes de iniciar a marcha. É muito importante mudarmos os nossos hábitos, de forma a consumirmos menos combustível e, assim, emitirmos menos gases poluentes para a atmosfera.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Equipamentos Eficientes

Se está a pensar em comprar um electrodoméstico e está com dúvidas, saiba que comprar um equipamento eficiente é importante e muito fácil de identificar, graças à etiqueta energética.

Mudar de atitude é consigo :)

Na hora da compra, veja, na etiqueta energética, o consumo energético e escolha, preferencialmente, os de classe A, pois são energeticamente mais eficientes. Sabia que o consumo de energia, nos mesmos desempenhos, pode chegar a ser quase três vezes superior nos electrodomésticos da classe G, quando comparados com os da classe A? Se a isso juntar o facto de que a maior parte dos equipamentos têm uma vida útil que supera os 10 anos, podemos ter uma poupança energética de 780€.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Utilizar os transportes colectivos

Actualmente mais de 20% dos Gases com Efeito de Estufa provêm do sector dos transportes. Viajar de transportes colectivos, caminhar e andar de bicicleta são opções que permitem reduzir a quantidade de veículos em circulação e consequentemente diminuir a poluição atmosférica.

Mudar de atitude é consigo :)

Utilize meios de transportes mais sustentáveis. Se optar pelos transportes colectivos nas suas deslocações diárias, pode reduzir, em média, 1200 quilos de CO2 equivalente por ano, o que corresponde às emissões de uma viagem de avião de ida e volta, entre Lisboa e Nova Iorque, ou a deixar o seu computador permanentemente ligado, durante 17 meses.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Eco-Ideias - Torneiras misturadoras

Em poucos anos a água será, provavelmente, o bem mais precioso do nosso planeta. Ela é determinante para a nossa sobrevivência e, por isso, tem de ser utilizada de forma conscienciosa e cuidada. Embora pareçam insignificantes, algumas rotinas diárias podem marcar a diferença no consumo de água.

Mudar de atitude é consigo :)

Troque as torneiras independentes de água fria e água quente por aquelas que misturam as águas de diferentes temperaturas. Ao escolher uma torneira misturadora tem a possibilidade de economizar não só água, mas também energia. Atitude muito importante quando pensamos que a produção de água quente é o segundo maior factor de consumo de energia nas nossas casas, representando 26% do consumo energético total.